Plataforma Zelo Saúde está sendo utilizada por usuários da operadora FioSaúde

A Plataforma Zelo Saúde, solução em saúde digital desenvolvida pelo LARIISA, segue com o objetivo de qualificar o cuidado da pessoa idosa, agora atendendo à FioSaúde, operadora de planos de saúde dos servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e seus dependentes.

A parceria está trazendo aos usuários e equipes de saúde a possibilidade de usufruir da aplicação mobile que fornece instruções estratégicas como: avaliação clínico funcional, plano de cuidados do idoso, registros de medicamentos, intercorrências, visitas domiciliares, vídeos educativos, geração de relatórios e interação entre cuidadores/familiares e profissionais de saúde via chat. Além disso, à gestão, é oferecido um mecanismo de gerenciamento das equipes de cuidados aos idosos e dashboards automatizados com geração de gráficos e estatísticas para auxiliar na sua tomada de decisão.

Iniciadas as tratativas ainda no primeiro semestre de 2021, a parceria entre o Zelo Saúde e a FioSaúde envolveu um mapeamento das necessidades do cliente, como também, uma ampla revisão interna da Plataforma Zelo, para que esta entrasse em implantação de acordo com as melhores práticas de mercado. Como resultado, obteve-se a implementação de diversas melhorias, já observadas em estudo experimental (2019), mas consolidadas ao longo do período, com destaque para o serviço de chat próprio, aumento da segurança com criptografia em banco de dados e revisão dos termos em observação à LGPD, dentre outros pequenos, porém importantes, aperfeiçoamentos fruto dessa interação.

A Implantação atualmente passa pela primeira fase de captação do público idoso participante e acompanha cerca de 30% dos usuários conveniados da geriatria, idosos com mais de 65 anos, dependentes ou não. Segundo o coordenador de implantação do Zelo Saúde, Gustavus Sales, a utilização da plataforma “inicialmente atende aos servidores no Rio de Janeiro, onde fica a sede da Fiocruz, na Geriatria, mas o intuito é expandir para oferecer o serviço para mais idosos no âmbito do plano”.

A consultora digital da plataforma Zelo, Aline Evangelista, afirma que a parceria é benéfica em todas as perspectivas, uma vez que a equipe de desenvolvimento da Plataforma consegue aprimorar as funcionalidades por meio de feedbacks, enquanto mais famílias têm acesso à qualificação no cuidado da pessoa idosa. “Nós estamos testando, adaptando e evoluindo a tecnologia do Zelo diante desse segmento de mercado e da necessidade desses novos usuários à nível da FIOSAÚDE, uma empresa que dessa forma se mostra aberta a inclusão de novas tecnologias em prol de seus clientes”, afirmou Aline.

A pesquisadora Fiocruz/LARIISA e coordenadora do Zelo, Ivana Barreto, explicou que “a plataforma funciona por meio do uso de ferramentas tecnológicas que apoiam pessoas idosas, gestores, profissionais de saúde, cuidadores e familiares”, e é desenvolvida a partir de financiamento do Programa INOVA FIOCRUZ, da Vice-Presidência de Produção de Inovação da FIOCRUZ.

A Plataforma Zelo Saúde funciona por meio de três aplicações, sendo duas mobiles para smartphones Android e IOS (Zelo Profissional de Saúde e Zelo Cuidador/Familiar) e uma aplicação Web (Zelo Gestor), sistematizando um conjunto de informações que permitem a interação e a comunicação entre os usuários, possibilitando a melhoria do cuidado com o apoio à tomada de decisão.


Por: Liz Siqueira