Política de privacidade

INFORMAÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES

A DIGITAL CARE 2 YOU LTDA, empresa inscrita no CNPJ 50.760.767/0001-97, empresa responsável pela Plataforma Zelo Saúde, traz aos seus Usuários a sua Política de Privacidade. 

Temos o máximo respeito por sua privacidade e por suas informações pessoais. Estamos cientes de que o sucesso de nossos serviços depende da nossa transparência e da sua confiança com a maneira com que nós lidamos com seus dados pessoais. 

Ao confiar a nós suas informações, nós gostaríamos de assegurar a você nosso compromisso em manter tais informações privadas. 

Para isso, nós tomamos consideráveis passos para proteger a confidencialidade, segurança e integridade das suas informações. Nós pedimos enfaticamente que você observe as seguintes informações cuidadosamente. 

Esta política de privacidade aplica-se ao uso das aplicações da Plataforma Zelo Saúde, nos módulos Zelo Profissional de Saúde WEB (https://zeloprofissional.digitalcare2u.com.br) e MOBILE, Zelo Cuidador/Familiar MOBILE, como também à nossa plataforma WEB Zelo Gestor (https://zelogestor.digitalcare2u.com.br) e nosso website (https://digitalcare2u.com.br).

Qualquer dúvida ou esclarecimento pode ser solicitado a nossa equipe de apoio ao Usuário, que pode ser contatada por meio do e-mail para suporte.zelo@digitalcare2u.com.br

 

COLETA DE DADOS

Quando você usa nossos serviços, você está ciente de que fazemos a coleta, armazenamento, uso, divulgação e outros usos de seus dados pessoais tais como informados nesta Política de Privacidade. O tratamento de seus dados pessoais é necessário para a realização de nossas obrigações contratuais com você e provê-lo adequadamente com os nossos serviços, para proteger nossos interesses legítimos, para aprimorar e possibilitar o cuidado de sua saúde e proteção à vida, além de garantir o cumprimento das obrigações legais.


  • Como recebemos a informação de você?

Quando você realiza o cadastro através de nossa plataforma, você será questionado se aceita que nós coletemos seus dados pessoais e da pessoa idosa que está sob sua responsabilidade, no caso de você ser um familiar ou cuidador, através do aceite de nossos Termos de Uso e desta Política de Privacidade. Ao aceitar, nós coletaremos informações pessoais suas e da pessoa idosa a qual está sob sua responsabilidade, , de maneira a lhes prover nossos serviços e nossa solução;

Caso não tenha conseguido realizar cadastro em nossa plataforma, mas tenha enviado seus dados através de nosso e-mail de contato suporte.zelo@digitalcare2u.com.br para posterior cadastro, nós também iremos tratar essas informações.

A atualização dos seus dados feita diretamente na Plataforma ou mediante envio dos dados por meio de nosso canal de contato também implica na realização do tratamento dos dados enviados. 

Ainda que seja seu desejo voluntário fornecer informações pessoais e de saúde suas e da pessoa idosa a qual está sob sua responsabilidade,todo o tratamento dos dados seguirá o disposto na legislação aplicável, sempre pautado pelo respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana. 

Caso você não forneça as informações, não poderemos criar um perfil, registrá-los em nossos serviços ou dar continuidade aos serviços adequadamente.


  • Que tipos de informações nós coletamos?

 

  • Informações pessoais:

Nós coletamos as seguintes informações pessoais sobre você e sobre a pessoa idosa que está sob sua responsabilidade:

Para perfil pessoal e criação de registro: seu nome, e-mail, telefone, gêneros, datas de nascimento, seus CPFs, nome da mãe da pessoa idosa, e-mail do responsável e número do celular do responsável, endereço da pessoa idosa, número do cartão SUS da pessoa idosa, se a pessoa idosa possui plano de saúde e qual é seu plano e número da carteirinha do plano, o tipo sanguíneo da pessoa idosa. Caso você seja profissional de saúde, além do CPF, nós também coletaremos dados de sua qualificação, de seu registro profissional, da unidade federativa e cidade em que atua. 

Informações voluntárias: quando você nos contacta via e-mail, por exemplo, as informações que você fornece serão armazenadas e tratadas, exceto se os dados enviados forem desnecessários à prestação de serviços, situação na qual os dados serão eliminados de nossa base.

 

Informações técnicas: nós coletamos certas informações suas que são gravadas automaticamente quando você acessa nossos serviços, como seu endereço IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet – uma espécie de código de identificação disponível em todos os aparelhos que podem se conectar à internet) e localização de seu dispositivo.

 

Informações pessoais de saúde: certas informações pessoais de saúde suas ou da pessoa idosa a qual você está responsável podem ser inseridas pelos profissionais de saúde na plataforma, tais como: medicamentos em uso  (respeitando a lista de medicamentos autorizados para uso no Brasil pela ANVISA); frequência em que é administrado; dosagem; forma farmacêutica; posologia; data do registro dos medicamentos; avaliação clínica e funcional realizada pelo profissional de saúde no(a) pessoa idoso(a); doenças diagnosticadas que a pessoa idosa possui, respeitando o cadastro internacional de doenças (CID); intercorrências  do(a) paciente idoso(a), data da ocorrência das intercorrências; tipo de Intercorrência; fármaco ministrado no episódio de intercorrência (caso necessite a depender da intercorrência);  posologia do fármaco ministrado durante a intercorrência avaliação do grau de dependência da pessoa idosa (onde entende-se por avaliação do grau de dependência da pessoa idosa, uma lista de situações que reduz a independência da pessoa idosa para atividades básicas da vida diárias – ABVDs- e  gera a necessidade de cuidados específicos, tais como: dependência completa, tomar banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferência, continência e alimentar-se); lista de problemas (onde tem-se que, por problemas, entende-se por situações relacionadas à saúde que estão listadas na plataforma e que acarretam um cuidado especial no tratamento da saúde da pessoa idosa, tais como: acuidade visual reduzida, audição reduzida, colostomizado, constipação intestinal, dieta por sonda, disfagia, imobilidade, incontinência fecal, incontinência urinária, insônia, polifarmácia, risco de desidratação, risco para quedas, sintomas depressivos, traqueostomizado); plano de cuidados; registro de visitas do profissional de saúde ao(a) pessoa idosa; observações das visitas do profissional de saúde da pessoa idosa;  registros de toda a equipe responsável pela saúde da pessoa idosa.



  • Informações não pessoais:

Site:

Uso de dados do site: nós coletamos informações sobre o uso do site da Plataforma Zelo, isso inclui, mas não se limita a: tipo de computador ou dispositivo móvel que você utilizou, língua do seu sistema operacional, o navegador que você utilizou, sua localização e o uso que você fez do site. 

Uso de cookies de rastreamento:

Resumidamente, um cookie é um pequeno pedaço de texto que é enviado a um navegador visitante. O navegador, por sua vez, encaminha este pedaço de texto para o dispositivo do visitante toda vez que ele retorna. Nós usamos cookies de rastreamento para personalizar a experiência de uso da Plataforma Zelo Saúde. Um cookie persistente pode ser usado para ajudar a salvar suas configurações e customizações. Também, caso assinale “permanecer conectado” e log em nosso site, um cookie pode ser usado para reconhecer você como um usuário válido, para que você não precise logar novamente todas as vezes em que acessar o nosso site. Muitos navegadores automaticamente aceitam cookies caso a caso ou rejeitam todos os cookies. Caso você deseje, pode configurar seu navegador para remover todos os cookies, basta seguir as instruções fornecidas na seção de ajuda do seu navegador de preferência. Ainda, caso você delete todos os cookies existentes ou desabilite-os de nosso site, parte de algumas funções podem não funcionar adequadamente para você. Nós também usamos o “google analytics” para coletar informações sobre, por exemplo, quão frequentemente as pessoas visitam os nossos serviços. “O google analytics” coleta apenas o endereço ip designado a você na data em que você usou os serviços, como também informações sobre seu sistema operacional, língua, e informações relacionadas ao uso do serviço ao invés de seu nome ou qualquer outra informação identificável. Nós não combinamos as informações coletadas com o “google analytics” com qualquer outra informação pessoal sua. Nós usamos o serviço do “google analytics” apenas para melhorar nossos serviços. A capacidade do google de usar e compartilhar informações coletadas pelo “google analytics” sobre seu uso de nossos serviços está restrito pelos termos de uso do “google analytics” localizado neste endereço: (https://marketingplatform.google.com/about/analytics/terms/br/) e pela política de privacidade do google, localizada neste endereço: (https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR).

App:

Id de instalação: quando você faz o download e instala nossos apps em um dispositivo móvel, nós atribuímos um número à instalação do seu aplicativo, este é um número aleatório, a menos que você decida se registrar, nós não iremos usar esse número para identificar seus dados pessoais. Nós usamos esse número aleatório de maneira similar ao uso de um cookie de rastreamento já descrito nesta política de privacidade. Se você não deseja que armazenemos este número de instalação aleatório, por favor, não instale nossos aplicativos em nenhum dispositivo. O aplicativo automaticamente coleta certas informações sobre você quando você o utiliza, isto inclui, mas não se limita a: tipo de dispositivo móvel que você utiliza, sistema operacional do seu dispositivo e a língua do sistema operacional do seu dispositivo.

Quaisquer informações enviadas a nós durante o uso da Plataforma (em qualquer de seus módulos) mas que sejam desnecessárias à prestação dos serviços, não serão tratadas e serão eliminadas da base de dados da Plataforma imediatamente.


  • Como nós usamos as informações que coletamos:

 

Prestação de serviço: nós iremos usar seus dados pessoais para a prestação e aperfeiçoamento de nossos serviços para você. Por exemplo: dados coletados automaticamente em nossos serviços podem ser usados para diagnóstico de problemas em nossos servidores, para tornar nosso serviço mais útil, para personalizar e customizar nosso conteúdo para você (por exemplo, para lhe enviar lembretes de cuidados de saúde mais específicos da pessoa idosa, relativos às doenças diagnosticadas e cadastradas pelo profissional de saúde, como também, as relacionadas às dificuldades no cuidado diário da pessoa idosa em si – lista de problemas – tudo a fim de aprimorar o funcionamento da Plataforma para seu uso.

 

Comunicações gerais: Nós também usamos seus dados pessoais para lhe enviar textos automáticos, e-mails ou outras comunicações relacionadas às informações gerais de adesão, manutenção de serviço, atualizações, ou mudanças nas nossas Políticas de Privacidade, Termos de Uso ou qualquer outro termo e/ou acordo relevante.

 

Análises, artigos e pesquisas: Nós estaremos sempre tentando melhorar nossos serviços e pensando em novas e estimulantes funcionalidades para nossos usuários. De tempos em tempos, nós poderemos conduzir pesquisas ou recursos para teste, e com isso, analisar cuidadosamente a informação que nós desenvolvermos, a fim de avaliar a melhoria desses recursos novos.

 

Proteção de nossos interesses: Nós poderemos usar seus dados pessoais quando nós acreditemos que seja necessário a fim de tomar precauções contra ilegalidades, investigar e defender a nós mesmos contra alegações e reclamações de terceiros, investigar e defender a nós mesmos contra fraude, proteger a segurança e integridade de nossos serviços e proteger nossos direitos e a propriedade da Plataforma Zelo Saúde, seus titulares (usuários) e parceiros.



Conformidade com as exigências legais: Nós também poderemos usar seus dados pessoais da forma como for exigido pelas determinações legais vigentes no Brasil. Se solicitado por alguma autoridade (administrativa, judiciária ou policial), os dados pessoais poderão ser compartilhados para o cumprimento da ordem, sem necessidade de autorização prévia do titular.



  • Com quem nós iremos compartilhar suas informações pessoais:

 

Parceiros de Pesquisa: Nós poderemos compartilhar suas informações pessoais anonimizadas com terceiros, como institutos de pesquisa, universidades, sistemas de saúde públicos e privadosgarantida a confidencialidade dos dados e garantindo também que só iremos compartilhar informações pessoais na medida necessária para a continuidade do uso e para promover a melhoria dos nossos serviços. Se o titular desejar saber com quais empresas os dados estão sendo compartilhados, basta encaminhar uma solicitação para suporte.zelo@digitalcare2u.com.br.

 

Provedores de serviços: Nós podemos compartilhar seus dados pessoais, no que for razoavelmente necessário, com nossos contratados ou consultores, incluindo fornecedores de serviços, como o já citado “google analytics”, que são unidos a nós por obrigações de confidencialidade, garantindo que só iremos compartilhar informações pessoais na medida necessária para seu uso e melhoria dos nossos serviços.

 

Autoridades legais: Nós poderemos compartilhar seus dados pessoais mediante determinação de autoridade policial, judicial ou administrativa, através dos meios legalmente aceitos e dotada de poderes para tal, em obediência à lei vigente, sem a necessidade de autorização prévia ou consentimento do Usuário.

 

Fusão, aquisição e venda:  Poderá haver alteração de quem é a responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais em um evento de fusão, aquisição ou venda de toda a porção de nossa propriedade, ocasião em que você será informado sobre referida alteração.

Alerta: Enquanto nós tomamos grandes medidas para manter seus dados pessoais confidenciais e seguros, no momento em que você compartilha informações sobre a sua saúde ou da pessoa idosa a qual você cuida com outros, no caso de você ser familiar ou cuidador, ou fornece informações a respeito de cuidados registrados pelo profissional de saúde, medicamentos e semelhantes, por meio de sites de redes sociais quaisquer, ou quando você participa de um fórum na internet, todas as informações divulgadas por você são de sua inteira responsabilidade. Você deve ter o máximo de cuidado ao divulgar as suas informações pessoais e pessoais de saúde da pessoa idosa a qual permanece sob os seus cuidados, pois você não sabe quem irá visualizar, ter acesso ou usar tais informações e para quais propósitos.



  • Uso de dados não estruturados:

 

Dados não estruturados são, basicamente, informações colhidas em outras fontes que não os softwares componentes da Plataforma Zelo, como por exemplo, websites de terceiros, dados de mídias sociais, equipamentos vestíveis, como relógios inteligentes etc.

 

Hoje a Plataforma Zelo Saúde não utiliza Dados não estruturados em sua captura de dados, sendo hoje utilizados unicamente informações provenientes de nossos aplicativos e ferramentas próprias. No futuro, pretendemos expandir as nossas atividades e incorporar novos equipamentos e tecnologias, e manteremos nossos clientes informados sobre qualquer mudança nesse sentido.



  • Retenção ou guarda de dados:

 

Nós iremos tratar seus dados pessoais tanto quanto necessário para fornecer nossos serviços ou perdurarem as obrigações legais de guarda dos dados (seja a obrigação decorrente do Marco Civil da Internet ou de qualquer outra legislação vigente). . Os períodos de retenção ou guarda de dados irão ser determinados tomando em consideração o tipo de informação que foi coletada e o propósito para que ela foi coletada, tendo em mente as necessidades aplicáveis à cada situação e a necessidade de destruir informações ultrapassadas e inúteis no menor tempo possível. 

 

Embora seja disponibilizado ao titular (usuário) e prontamente respondido (de acordo com disponibilidade técnica), o pedido para eliminação de seus dados pessoais, é preciso observar também a legislação aplicável sobre a manutenção mínima destes dados nos servidores, para que seja executada a eliminação cumprindo todos os rigores da lei.



  • Como nós protegemos os seus dados:

 

A segurança dos seus dados pessoais é extremamente importante para a Plataforma Zelo. Para garantir esta segurança, nossos servidores de banco de dados estão protegidos por diversas camadas de acesso. Apenas os nossos operadores possuem acesso aos servidores, através de criptografia de chaves assimétricas, além disso, o acesso à máquina de banco de dados é indireto, não podendo ser alcançada externamente, apenas dentro da própria rede por autenticação e autorização, garantindo que apenas usuários e sistemas autorizados possam acessar os recursos e garantindo a auditoria interna e externa a estes acessos. Assim como firewalls e redes virtuais para restringir o acesso aos recursos da nuvem e o monitoramento contínuo de segurança através de softwares destes serviços de nuvem. 

 

No desenvolvimento e entregas é utilizado um pipeline de CI/CD (Integração Contínua/Entrega Contínua) que inclua etapas para verificações de segurança, como análise estática de código e verificação de vulnerabilidades. E ambientes separados (desenvolvimento, testes e Homologação), garantindo a integridade dos bancos de dados e suas informações, respeitando as políticas de acesso e segurança dos dados dos usuários.

 

Além dessas camadas de proteção de acesso, os dados pessoais dos clientes que possam identificá-los, são persistidos em nosso banco de forma criptografada, com exceção do nome completo da pessoa, de forma a possibilitar a realização de buscas por frações do nome, bem como ordenações em formulários. Dessa maneira, mesmo nossos operadores com acesso ao banco não têm visibilidade dos dados pessoais. As chaves de criptografia não permanecem no mesmo local dos dados, a fim de garantir que, mesmo que aconteça um acesso indevido aos dados, a identificação dos clientes e seus dados pessoais, tais como números de documentos, e-mails, CPF, endereço etc. permaneçam ilegíveis.

 

Quando os dados do sistema são exportados por seus usuários (relatórios), podem ser abertos somente com senha do usuário do sistema, garantindo que somente este usuário tenha o acesso aos dados exportados, podendo ser utilizado para a identificação do responsável por esta exportação de dados; passível de identificar qualquer violação por parte dos usuários do sistema e sua responsabilização. Estas exportações de dados (relatórios) são regidas pelo sistema através das políticas de acesso, por níveis de usuários, garantindo a segurança das informações conforme a contratante defina estes acessos. Uma vez exportado estes dados são de responsabilidade da empresa contratante e de seus colaboradores todo e qualquer vazamento de informações oriundas destes relatórios.

 

Quando da desativação de usuários, os dados são anonimizados ou ‘pseudonimizados’ do banco de dados garantindo que nenhum usuário do sistema tenha o acesso aos dados inseridos após sua desativação. Apenas nossa equipe interna, com suas devidas autorizações de nossas políticas de acesso e segurança, possuem o acesso a estes dados de usuários desativados para uma possível reativação do usuário, quando requerido de maneira formal de que o usuário deu consentimento explícito para o uso ou reativação de seus dados, ou de auditoria, conforme a lei de proteção de dados. Podendo ter estes dados deletados por completo no futuro (conforme o Item 6, “Retenção ou guarda de dados”, deste termo da Política de Privacidade).

 

Caso os dados já tenham sido eliminados de nossa base, e haja pedido do Usuário de reativação do seu cadastro, o Usuário fica ciente de que a reativação poderá não ser concretizada e fica dependente da disponibilidade dos dados em nossa base.