Workshop de planejamento reúne pesquisadores e desenvolvedores Zelo Saúde da Pessoa Idosa


Pesquisadores e desenvolvedores da plataforma Zelo Saúde do Idoso estiveram reunidos na sexta-feira, 22 de abril, em um workshop de planejamento. A reunião, que aconteceu na sede da Fiocruz Ceará, teve como pauta uma análise situacional sobre o desenvolvimento e implantação da plataforma e alinhamento dos próximos passos da equipe. O projeto integra o Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes em Saúde (LARIISA Saúde Digital).
O pesquisador da Fiocruz e líder do LARIISA, Odorico Monteiro, abriu a reunião contextualizando aos novos integrantes da equipe a importância da Fiocruz na pesquisa, ensino e inovação. E ainda fez uma breve retrospectiva da formação do LARIISA, que teve como primeiro projeto a plataforma GISSA, criado a partir do pós-doc, em Montreal/Canadá, em 2009.
Odorico explicou que o GISSA é uma Plataforma computacional que realiza coleta automática das bases de dados dos sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS): ESUS-AB, CNES, SIM, SINASC, SINAN através de robôs extratores de dados, analisando informações através de mecanismos inteligentes (Business Intelligence/Ontologia) transformando-os em informações integradas, úteis para tomada de decisão nos diversos níveis da gestão em saúde. “Agora, estamos implantando o Gissa em 184 municípios do Estado de Pernambuco, ou seja, o GISSA está ganhando escalabilidade ”.
A pesquisadora Fiocruz/LARIISA, Ivana Barreto, apresentou um histórico da plataforma Zelo, que iniciou em 2019 como Saúde Digital do Idoso. Lembra Ivana que foram desenvolvidas primeiro as duas aplicações mobile e em seguida a interface Zelo gestor. O estudo experimental, que durou oito semanas, envolveu 40 idosos e mais de 60 cuidadores, três equipes de Saúde da Família, uma equipe home care e outra do serviço de atenção domiciliar. O projeto é objeto de estudo de três dissertações de mestrado.
Segundo a pesquisadora, as famílias que participaram do estudo experimental não apresentaram muitas dificuldades no uso do Zelo. Quanto mais o profissional de saúde usava, mais as famílias usavam também. A partir de uma demanda do estudo experimental, um chat foi inserido na plataforma.
Ivana Barreto acrescentou que agora o projeto está em um momento de escalabilidade e ampliação de parcerias com o setor público, por meio das prefeituras de Eusébio (CE) e Jandira (SP) e operadoras de plano de saúde, como a FioSaúde, que atende os servidores da Fiocruz. Há também em desenvolvimento uma integração com a Hilab, empresa que possui um sistema automatizado de coleta remota de exames laboratoriais. Outra ação do grupo Zelo é a realização de um novo estudo experimental voltado a instituições de longa permanência para idosos.
O coordenador de implantação do Zelo Saúde, Gustavus Sales, apresentou detalhes da utilização da plataforma Zelo por usuários da FioSaúde. O projeto foi iniciado no primeiro trimestre de 2021 e deve atender inicialmente cerca de trinta idosos. A pesquisadora Ivana Barreto acrescentou que o grande desafio é evitar o retrabalho das equipes de saúde e ressaltou o investimento em um sistema estratégico de interoperabilidade.
A consultora em Saúde Digital Aline Evangelista informou que após focar no aperfeiçoamento dos aplicativos móveis e desenvolvimento do chat, a próxima ação será priorizar a interface Zelo Gestor, organizar novos estudos experimentais e trabalhar continuamente na correção de bugs. “A equipe voltará a realizar sprints quinzenais, além de reuniões diárias para avaliar tecnologia e design”.
A consultora de UX/UI Design, Rafaelly Freitas, apresentou dicas valiosas de boas práticas de comunicação síncrona e assíncrona, além de um breve tutorial com ferramentas estratégicas utilizadas para otimizar a rotina de trabalho e reuniões da equipe.
A gerente de projetos do LARIISA, Rebecca Theophilo, encerrou a reunião programando um novo encontro para avaliação do projeto através da Matriz Swot com objetivo de planejar a implantação da Plataforma Zelo Saúde em dois municípios, a interoperabilidade com um laboratório que realiza testes remotos e o avanço das implantações na FioSaúde.

Confira alguns momentos do workshop:
Workshop Planejamento Zelo Saúde